Passaram pelo nosso Blog

sábado, 19 de julho de 2014

Capixabas aproveitam frio em Festa do Galo e do Macarrão no Sul do ES

Um pouco da história da 7ª Festa do Galo com Macarrão, em 2013, através da matéria veiculado pela TV Gazeta.

Veja a reportagem:

 http://globotv.globo.com/tv-gazeta-es/estv-1a-edicao/v/capixabas-aproveitam-frio-em-festa-do-galo-e-do-macarrao-no-sul-do-es/2767787/

Reportagem sobre a VII Festa do Galo com Macarrão publicada pelo Jornal Aqui Notícias

Festa do Galo com Macarrão visa confraternização e solidariedade em Piaçu

Por Marcos Freire

A partir da próxima sexta-feira (17) vai acontecer VI Festa do Galo com Macarrão, no Parque de Exposições de Piaçu, distrito de Muniz Freire. A festa que foi idealizada pelo pároco do distrito, padre José Carlos Ferreira da Silva, é promovida pela Paróquia Imaculado Coração de Maria desde 2007, e já se tornou em um dos mais tradicionais eventos culturais da região do Caparaó.

Segundo seus organizadores, o objetivo da festa é resgatar os valores culturais, valorizar a culinária local, incentivar a solidariedade e a prática do trabalho voluntário. O prato principal da festa – o galo com macarrão – é feito com macarrão caseiro, preparado pelos voluntários que trabalham no evento que cresce a cada ano, em organização, qualidade, número de público e, principalmente, em quantidade de voluntários.

O idealizador da Festa do Galo com Macarrão de Piaçu, padre José Carlos, é apaixonado pelo evento que se tornou referência na região. Ele se lembra de como surgiu a ideia de realizar a festa, nas suas primeiras semanas como padre em Piaçu e dos primeiros almoços festivos com as famílias. E se recorda da disposição das senhoras que assumiram o primeiro evento, junto com ele, e do apoio que recebeu do padre Antônio José de Nazareth, o primeiro com quem partilhou a ideia. “Então, um dos motivos, foi o contato com as famílias de Piaçu, durante os almoços e o contato com esse prato saboroso, logo em que fui transferido, no final de 2006”, lembra. “E o primeiro passo, foi encontrar em Deus uma forma de unir as pessoas e comunidades em torno do projeto da criação da paróquia”, destaca.




Contudo, para isso, foi necessário criar uma estrutura afetiva, pastoral e física, capaz de acolher o projeto, já que não havia nem casa paroquial, no distrito. Mas foi nos almoços, nos finais de semana, em Piaçu, que um prato especial chamou sua atenção: o frango com macarrão caseiro. “Além do sabor delicioso, também havia o entusiasmo e a disposição de algumas senhoras”, lembra. A partir daí, começou a se concretizar a realização da primeira festa, com a chegada de vários parceiros e o apoio de padre Antônio de Nazareth, então pároco de Iúna. “Cabia-me, então, reunir e motivar o grupo de senhoras para, comigo, iniciar os preparativos do evento, que aconteceria cerca de 20 dias depois”, conta padre José Carlos. E depois de muita conversa e algumas dúvidas, foi realizada a I Festa do Galo com Macarrão de Piaçu.

Objetivos
Conforme explica padre José Carlos, o objetivo geral da festa é socializar o aspecto da cultura e culinária local, incentivando a solidariedade e o resgate do trabalho voluntário. Além disso, segundo o padre, visa despertar a convivência harmoniosa, a participação, criar um espaço de divertimento e arrecadar recursos para a sustentação de obras sociais da paróquia. “E o objetivo maior e mais importante é evangelizar”, afirma. Ele explica que a festa é um evento paroquial e a programação é discutida e decidida na reunião do Conselho Paroquial de Pastoral, e a execução fica por conta da Coordenação de Festa, por meio da coordenadora geral, os coordenadores de equipes e serviços e os voluntários.



Quanto à dimensão que a festa tomou, padre José Carlos afirma ter sempre percebido que, na alegria dos almoços na comunidade, estava o ingrediente para que a Festa do Galo com Macarrão caísse no gosto da população, bastando haver uma forma de divulgar o evento. “Hoje, temos um público grande dentro do município de Muniz Freire e região e, além disso, pessoas de várias outras regiões vêm se deslocando para prestigiar a festa”, enfatiza o padre.

E sobre o que pensa quanto ao futuro da festa, padre José Carlos diz que não vivemos o futuro, mas é preciso se preparar para ele. Por isso, está sendo criada uma associação para gerir o evento, com estatuto já em fase final. Além disso, padre José Carlos afirma que é preciso pensar numa infraestrutura adequadas às necessidades da festa. “Como a presença do público aumenta a cada ano, temos que tomar novas atitudes e um melhor planejamento”, destaca.

E para finalizar, padre José Carlos afirma que gosta de festas e explica dizendo que o mundo passa por grandes mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas, e se por um lado, traz benefícios para a sociedade, por outro, afeta a vida das pessoas. “E estas, aos poucos, vão perdendo a solidariedade, a fraternidade, a verdadeira amizade, o que acaba por refletir na própria vida e na comunidade”, enfatiza. Pensando nisso, ele busca promover alguns eventos com o objetivo de integrar toda a comunidade e oferecer momentos de alegria, diversão e amizade.

Programação
Dia 17/8 (sexta-feira)
20h00 – Abertura das barracas do Galo com Macarrão.
21h30 – Show com o padre Antônio Maria (venda de ingressos antecipada).

Dia 18/8 (sábado)
19h00 – Santa Missa na Igreja Matriz de Piaçu.
20h30 – Abertura das barracas do Galo com Macarrão.
21h00– Show com Uz Anônimos.

Dia 19/8 (domingo)
9h00 – Santa Missa na Igreja Matriz.
11h00 – Abertura das barracas do Galo com Macarrão.
13h00 – Show de voz e violão com Lucídio Moreira.
15h00 – Super sorteio beneficente de um caminhão, um carro e uma moto, zero km.


Fonte: http://www.aquies.com.br/site/conteudo.asp?codigo=3339



8ª Festa do Galo com Macarrão 2014, em Piaçu

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Piaçu, prepara-se para a realização da 8ª edição da Festa do Galo com Macarrão que acontecerá nos dia 23 e 24 de agosto de 2014.  Confira a programação.