Passaram pelo nosso Blog

sábado, 30 de julho de 2011

Histórico da Festa do Galo com Macarrão

A Festa do Galo com Macarrão, de Piaçu, distrito de Muniz Freire foi idealizada pelo Padre José Carlos Ferreira da Silva e é promovida pela Paróquia Imaculado Coração de Maria, desde 2007, com objetivo de resgatar os valores culturais, valorizar a culinária local, incentivar a solidariedade e a prática do trabalho voluntário. A festa do Galo com Macarrão conta com uma comissão formada pelo próprio padre e fiéis pertencentes às 19 comunidades que compõem a Paróquia, envolvendo lideranças dos distritos de Piaçu, Menino Jesus e Alto Norte. E de acordo com o padre, é um momento de entrosamento, convivência harmoniosa, união, fraternidade, participação e solidariedade.
O prato principal da festa, o Galo com Macarrão, é feito com macarrão caseiro, preparado pelos voluntários que trabalham no evento. Os recursos que são arrecadados na festa estão sendo aplicados na ampliação da estrutura do evento e nas obras sociais da paróquia, além de terem servido para concluir a Casa Paroquial e estão sendo aplicados, também, na conclusão da Igreja, que está ganhando secretaria e outras salas. A intenção dos organizadores é fazer da festa uma das fontes de manutenção do futuro abrigo para idosos que será construído no distrito de Piaçu. A Paróquia já possui o terreno para a obra e só estão aguardando os recursos de uma emenda parlamentar para iniciar a obra.
Festa dura três dias e tem muitas atividades. O pároco de Piaçu, padre José Carlos, afirma que a Festa do Galo com Macarrão, de Piaçu, vem ganhando um formato próprio, de acordo com suas edições. Na primeira, houve a missa, com as barracas e moda de viola, em um dia de festa. Na segunda, o evento passou para dois dias, com a missa, moda de viola e um sorteio beneficente. Na terceira passou para três dias. Na quarta, também houve muita saída de lembranças personalizadas com a marca da Festa. Este ano estão sendo preparados diversos tipos de artesanatos para compor um kit, com a camisa, prato, avental, xícara e relógio, peças em madeiras com a logomarca do evento.
Na festa deste ano, que irá acontecer de 19 a 21 de agosto. Preparação do Galo com Macarrão envolve 200 voluntários. A coordenação geral da Festa do Galo com Macarrão, de Piaçu, em Muniz Freire, é feita por Dilcinéia Mendes da Silva Fraga.