Passaram pelo nosso Blog

domingo, 14 de agosto de 2011

Entrevista com o padre José Carlos Ferreira da Silva: idealizador da Festa do Galo com Macarrão em Piaçu

Nesta entrevista conheceremos um pouco da história e do objetivo da FESTA DO GALO COM MACARRÃO, através do relato do padre José Carlos Ferreira da Silva, idealizador, divulgador, promotor e apaixonado pelo evento que se tornou referência no município de Muniz Freire. Evento este que cresce a cada ano, em organização, qualidade, número de público e,principalmente, em número de voluntariado.
Blog: Como nasceu a Festa do Galo com Macarrão?
Pe. José Carlos: Quando penso na dimensão em que tomou a nossa Festa do Galo com Macarrão, vem-me a memória e ao coração os fatos, através dos quais, este evento cultural foi tomando forma em minha alma. Lembro-me das primeiras semanas como padre em Piaçu e dos primeiros almoços festivos, com as famílias; Recordo-me da disposição e entusiasmo de algumas senhoras que assumiram comigo o primeiro evento. Não esqueço também da escuta atenciosa e o incentivo, por parte do amigo de sempre, Padre Antônio José de Nazareth, o primeiro que partilhei a idéia da festa do galo com macarrão. Neste sentido, para um histórico mais seguro, remeto-me, de forma mais ampla, a estes fatores na seguinte ordem:
 a) Em primeiro lugar o contato com as famílias de Piaçu durante os primeiros almoços e contato com este prato saboroso.  Logo em que fui transferido para Piaçu, no final de 2006, o primeiro passo da minha nova missão foi, encontrar em Deus, uma forma de unir as pessoas e comunidades entorno do projeto da criação da nova paróquia. Sendo para isso, necessário e urgente, a criação de uma estrutura: afetiva, pastoral e física capaz de acolher e executar o projeto da nova paróquia que, no momento não era consenso para muitos dos habitantes e coordenadores das comunidades envolvidas.
Na época, não dispúnhamos de quase nada. A estrutura era mínima. Não nem casa paroquial, na sede do Distrito. Motivo pelo qual passei a residir na casa paroquial, em Muniz Freire, sede do município. No entanto, como o trabalho era grande e urgente, durante os primeiros oito meses de missão junto à nova realidade pastoral, dormia na Casa Paroquial em Muniz Freire e, após o café da manhã, vinha para Piaçu, onde almoçava, jantava e até dormir na casa de algumas famílias. Nos almoços, sempre em clima festivos nos finais de semana, um prato em especial, e chamou a atenção: o frango com macarrão, maioria das vezes, o macarrão caseiro.
b) O entusiasmo e disposição de algumas senhoras Além do sabor preciosismo, um segundo fator se fazia perceber durante o preparo desse prato regional: o entusiasmo e disposição de algumas senhoras, como o da Gilva Mendes da Silva, ( Dona Gilva ); Aldair Fernandes Santesso, ( Dona Deirinha ); a Regina Célia Monteiro Meneguci ( Dona Lena ), Luzia Amorin Guimarães ( a Dona Luzia ) e Eliete Machado Bastos, ( Dona Liete).
c) O incentivo dos amigos: Convencido do projeto, na semana seguinte, partilhei durante um almoço com amigo Padre Antônio de Nazareth, então pároco de Iúna. Após escutar, com a atenção que lhe é própria, disse-me: vamos ligar para um parceiro. Na mesma hora telefonou para o Silvio Barrateiro, locutor de uma Rádio FM da região, também apaixonado com as famosas rodas de viola e naquele momento ficou decidido a data e a programação da primeira Festa do Galo com Macarrão em Piaçu. Cabia-me, agora, reunir e motivar o grupo de senhoras para, comigo, iniciar os preparativos do evento que, aconteceria cerca de 20 dias depois.
d) Organização: Como o encontro com o padre Antônio aconteceu num sábado pela manhã, tratei de comunicar no domingo a noite da festa e convoquei um grupo de senhoras para a primeira reunião. Durante a reunião falei da idéia, para a maioria, tratava-se de algo que não despertaria muita atenção. Mesmo assim, penso que, por obediência, assumiram o projeto e determinamos as equipes e os passos seguintes.   Assim nascia a Festa do Galo com Macarrão. Evento que, antes de qualquer coisa, além de socializar prato típico regional, comunica: organização, qualidade, alegria, entusiasmos, solidariedade e alegria, num clima muito familiar.
Blog: Qual objetivo da Festa do Galo com Macarrão?
Pe. José Carlos: A Festa do Galo tem objetivo geral e objetivos específicos. Então vamos lá: Objetivo geral: Socializar este aspecto da cultura e culinária local e  incentivar a solidariedade e o resgate da prática de valores como o trabalho voluntário. E os objetivos: a) Desperta para a Integração, unidade e convivência harmoniosa. b) Promover a participação, busca dos afastados e melhor relacionamento interpessoal. c) Criar um espaço  divertimento, união, partilha, visando a Implantação do Reino de Deus. e) Arrecadar recurso para sustentação das obras sociais da Paróquia Imaculado Coração de Maria. O Objetivo maior e mais importante de todos é Evangelizar onde cada pessoa partilha sua fé procurando ser sal, fermento e luz, despertando no próximo uma resposta de coragem, compromisso e adesão projeto de
Deus.
Blog: Como desenvolvido o trabalho de organização da Festa do Galo com Macarrão?
Pe. José Carlos: A Festa do Galo com Macarrão é uma festa paroquial. Com isso, a programação é discutida e descida na reunião do Conselho Paroquial de Pastoral, chamado CPP. Durante a reunião os temas são abordados, discutidos e encaminhados. A execução fica por conta coordenação da Festados. A estrutura é seguinte: O conselho de Pastoral, a coordenadora geral, os coordenadores de equipes e serviços e os voluntários. Por exemplo, temos diversas equipes: fabricação de macarrão, cozinha, humanização, garçons, etc.

Blog: A dimensão que a Festa do Galo com Macarrão tomou no Município e região era esperada?
Pe. José Carlos: Sim. Pelo seguinte: quando chegava à casa dos meus paroquianos e percebia aquele clima de alegria em torno desse prato típico e apreciado por tantas muitas pessoas. Imaginava. Um evento com estes ingredientes tomará uma dimensão grande na vida das pessoas. Precisamos encontrar uma forma de socializar e divulgar está idéia. Hoje temos um público grande dentro do município de Muniz Freire e região. Além disso, pessoas de várias outras regiões vêem se deslocando  para prestigiar a festa.


Blog:
O que o senhor penso sobre o futuro da Festa do Galo com Macarrão?
Pe. José Carlos. Não vivemos no futuro. No entanto, devemos nos preparar para ele. Nesse sentido, estamos dando alguns passos nessa direção. Enquanto organização, criando uma associação para gerir a festa. O estatuto esta em fase de final.   Necessitamos pensar, também, numa infra-estrutura adequada às necessidades do evento. Como a presença do público aumenta a cada ano, temos que tomar novas atitudes e um melhor planejamento para o próximo ano.  Tenho muito esperança na equipe de colaboradores. Ele fazem tudo com muito amor, humildade, doação, convivência fraterna, participação, pois todos trabalham com um único objetivo: implantar Reino de Deus, evangelizar.

Blog: Padre José Carlos. O Senhor. Está sempre promovendo algum evento festivo pelos lugares em que passa. O Senhor gosta muito de festa?
Padre José Carlos: Em primeiro lugar. Afirma com toda certeza. Gosto sim de festas. Gosto por que. Explico: O mundo passa por grandes mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas, se por um lado traz benefícios para  sociedade,  por outro, afeta a vida das pessoas e estas aos poucos vão perdendo a solidariedade, a fraternidade, a verdadeira amizade, o que acaba por refletir na própria vida e na comunidade. Pensando nisso, como homem de Deus, crio e promovo alguns eventos com o objetivo de integrar toda a comunidade e oferecer ás pessoas momentos de alegria, diversão e amizade. À medida que fazemos contato com alegria mudamos para melhor. Isso é evangelizar. Um pai de família que volta para casa feliz. Contribuirá para a felicidade da esposa e dos filhos.
Blog: Uma palavra aos leitores do nosso Blog.
Padre José Carlos: Não me lembro o autor. Mas, faço deste pensamento minha palavra final:" "Ninguém é tão rico que não possa receber. Como ninguém é tão pobre que não possa doar”